sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como compartilhar internet do Galaxy gt-I5500 com o Kubuntu via USB?

Olá amigos, hoje vou falar sobre um problema que me deparei durante algum tempo e finalmente consegui solucionar. Comprei, como disse no post anterior, um celular samsung galaxy GT-I5500 modelo importado no qual foi configurado a internet 3G, configuração esta que também está no post anterior.
Como todo mundo que atinge seu objetivo, senti a necessidade de "passar" a internet do celular para o notebook, usando o sistema operacional Windwos 7 facilmente consegui efetuar tal configuração e navegar, lentamente é verdade, pelas ondas da internet, no entanto para usar a internet no sistema operacional linux distribuição Kubuntu 10.04 sofri um pouco mais para conseguir fazer mais ao final consegui atingir meu objetivo. Pesquisando um pouco sobre como criar um conexão móvel usando o knetwork manager, me deparei com alguns sites que me ajudaram a chegar na solução que irei apresentar agora.
Para que funcione a configuração é bom lembrar que é necessário que você atenda aos seguintes requisitos:
  1. Possuir um celular que esteja configurado com a internet 3g e tenha a função para tornar em modem, ter plano de dados ou se for pré-pago 
  2. Estar com crédito para acessar a internet
  3. Ter instalado em seu kubuntu o software de gerenciamento de conexões knetworkmanager.
Com os requisitos acima atendidos a configuração da conexão se torna extremamente simples segue os passos:
  1. Execute o knetworkmanager e clique na opção de gerenciar conexões, com o celular conectado ao computador.
  2. A aba "Banda Larga Móvel " ja está ativa, clique em "Adicionar" e depois em "Conexão GSM".
  3. Feito o passo 2 aparecerá uma tela com a imagem a seguir, e está deve estar configurada exatamente como é mostrado abaixo:
Após configurado a Banda Larga Móvel, iremos configurar a aba PPP de forma que ela fique idêntica a imagem abaixo:

Feito isso basta salvar a configuração clicando em ok e depois ativar a conexão.

obs.: dúvidas, críticas ou sugestões so deixar um comentário!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como configurar internet em smartfone Galaxy gt-I5500

Alguns dias atras comprei um telefone da samsung galaxy gt-I550 humildemente entrei em contato com minha operadora de telefonia, a TIM, para que me passassem os dados de configuração do meu novo aparelho celular. A surpresa não foi das melhores e muitos menos agradável, me foi informado pela gentil atendente que esse aparelho é importado e logo não existe configuração cadastrada no sistema deles, aquele bom e velho passo a passo afinal de contas um atendente de telemarketing não terá todas as configurações de todos os aparelhos celulares gravados em sua cabeça. Logo perguntei sobre o aparelho nacional o gt-i5500b e ela me disse que também não constava no sistema nenhuma informação de configuração deste também. Indo a algumas lojas da própria tim, em todas que eu fui a resposta era sempre a mesma: " o senhor deverá ligar para *144 e conversar com o atendente que ele lhe passara as configurações"  como eu ja havia tentado isso mesmo antes de ir a loja me cansei e resolvi pesquisar. Após algum tempo pesquisando consegui achar a tal configuração que fiz e funcionou perfeitamente. Lembrando que essa configuração foi feita no celular da marca samsung modelo galaxy GT-I5500 exclusivamente para a operadora de telefonia movel TIM se você não conseguiu fazer a configuração, existe um outro post que explica como fazer a configuração automática baixando um aplicativo pela internet em seu computador e instalando em seu celular. Leia o post, está extremamente destacado como fazer isso. Comentários repetidos serão excluídos.
Para inserir as configurações abaixo citadas, o usuário deve estar de posse do aparelho, ligado e seguir o caminho dos menus abaixo:

Definições --> Sem fios e redes -->  Redes Móveis -->Nomes dos pontos e acesso.
Será exibida uma lista com todos os nomes de pontos de acesso configurados, no caso de nunca ter feito essa configruração deverá clicar no botão de opções que é o primeiro botão do lado esquerdo e depois clicar em Novo Apn. Daí em diante basta inserir os valores abaixo salvar e ativar a configuração.

TIM
Nome: TIM WAP FAST
APN: timbrasil.br
Proxy: 200.244.116.65
Porta: 8080
Usuário: tim
Senha *** (qual será??? hehe) tim
Servidor:
MMSC: http://mms.tim.br
Proxy de MMS: 200.179.66.242
Porta MMS: 8080
MCC: 724
MNC: 02
Tipo APN: internet + mms
Tipo autenticação: Normal (PAP)


Se a sua operadora não é a TIM ou você quer configurar de forma mais fácil, basta olhar o post que relata como configurar seu celular para qualquer operadora clicando ----->> aqui <<-----

É so usar e ser feliz! :)


Nos próximos post's colocarei um macete de como atualizar o sistema operacional Android do seu smartfone.